quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Berbet no Museu Paulista e na Estação Ciência

O dia 16 de maio marcou a visita cultural ao Museu Paulista e à Estação Ciência, em São Paulo, realizada pela equipe e alunos da EMEFEI João Batista Berbet. A visita teve por objetivo propiciar aos alunos o contato com objetos originais em exposição para ampliar sua experiência estética e tornar mais significativo o aprendizado sobre apreciação e reflexão de imagens, bem com valorizar e apreciar formas de produção artística e cultural.
A visita ao Museu Paulista foi monitorada por alunos de História da USP, que além de excelente explicação sobre obras, objetos; ofereceram oficinas pedagógicas para melhor compreensão do valor cultural e artístico das produções.
O período da tarde foi destinado para visitação à Estação Ciência, que também foi acompanhada por alunos monitores da USP. Os mesmos organizaram a equipe e alunos da unidade escolar em dois grupos de trabalho, os quais tiveram a oportunidade de conhecer as seções Planetário, Butantã, Estação Natureza, Ciências da Terra e Física. A seção mais comentada foi Ciências da Terra, na qual os alunos puderam sentir a simulação de um terremoto.
Segundo o Diretor da Escola, Osni Goveia, o propósito desse tipo de atividade é oferecer condições tanto aos alunos quanto à equipe escolar de ampliar seus conhecimentos sobre o valor cultural e artístico das produções e da História e entender melhor o envolvimento da humanidade com o conhecimento da Ciência, além de ter condições de desenvolver melhor os projetos escolares, no caso da nossa escola, o “Projeto Memória Cultural”, pontua.

Berbet comemora Dia das Mães

A primeira quinzena do mês de Maio marcou o grande evento do Dia das Mães realizado na EMEFEI João Batista Berbet.
A comemoração festiva contou com a participação de pais de alunos e comunidade local, os quais prestigiaram o evento que teve por objetivo valorizar a tão valiosa figura da “Mãe”.
O evento foi organizado pela equipe escolar e coordenado pela professora Ana Lúcia Aparecida Ferreira.
As atividades desse dia foram realizadas por alunos da Educação Infantil até a 8ª série do Ensino Fundamental.
Houve sorteios de vários brindes, inclusive o bingo de um relógio, no qual as cartelas foram distribuídas gratuitamente às mães, pois esse bingo não teve fins lucrativos.
Os brindes foram doados por colaboradores.
As apresentações também foram prestigiadas pela Diretora do Departamento Municipal de Educação Lisângela Pereira da Silva, suas Assessoras de Planejamento e Inspeção Educacional Rosângela Sant `Ana Fachiano e Cláudia Ferreira da Silva Sartori e pela Coordenadora Pedagógica do Departamento Municipal de Educação Geselma dos Passos Chagas.
Segundo Osni Goveia, Diretor da Escola, o evento é de grande importância e tem sido realizado todos os anos e tão importante quanto a comemoração é a participação efetiva dos pais nos eventos e no acompanhamento da vida escolar dos filhos, pontua.

Berbet desenvolve Projeto Meio Ambiente e começa trabalho de recuperação de mata ciliar local


A EMEFEI João Batista Berbet desenvolveu nesta semana atividades voltadas ao trabalho com o Projeto Meio Ambiente. O presente projeto é parte do PPP (Projeto Político Pedagógico) da unidade escolar e tem por objetivo tornar os alunos cidadãos conscientes, comprometidos com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global e também possibilitar aos mesmos a reflexão quanto às transformações que a sociedade vem realizando no ambiente, nas paisagens, para que tomem ciência sobre a necessidade de se adotar uma consciência ambiental.
O trabalho com o projeto envolve alunos da Educação Infantil a 8ª série, totalizando um número de 250, além da equipe escolar. As atividades desenvolvidas no projeto são campanhas de mobilização, produção de textos, elaboração de cartazes, faixas, panfletos, encenações teatrais, paródias, plantios de árvores, dentre outras; as quais são desenvolvidas durante o decorrer do ano letivo, mas em maior número nas datas “Dia Mundial da Água” e “Dia do Meio Ambiente”.
A culminância de algumas das atividades deu-se no “Dia da Saúde”, neste ano, em Martinópolis e nessa sexta-feira a unidade escolar participa da exposição de trabalhos do “Dia do Meio Ambiente”, na qual apresentará algumas das atividades realizadas pelos alunos e pela equipe escolar, com destaque à atividade de recuperação de mata ciliar local, que aconteceu na propriedade do Sr. Arthur Muzi Camarneiro, o qual cedeu gentilmente uma parte de seu terreno do Sítio Santo Amadeu, em Teçaindá, para o desenvolvimento do trabalho.
O trabalho contou com a parceria do Departamento do Meio Ambiente, na doação de 150 mudas nativas, orientação quanto ao plantio, e auxílio de toda a equipe escolar.
Segundo o Diretor da escola, Osni Goveia, esse trabalho é de fundamental importância, pois além de desenvolver competências e habilidades necessárias para o entendimento da preservação do meio-ambiente na vida de cada um e das futuras gerações, permite ao aluno participar da recuperação das matas ciliares, o que o conscientiza diante da degradação do meio ambiente.

EMEFEI João Batista Berbet destaca-se no IDEB

O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é um instrumento que visa identificar quais são as redes que necessitam de maior atenção e apoio técnico-financeiro. Esse índice é um termômetro da qualidade da educação básica em todos os Estados, municípios e escolas do Brasil e combina os indicadores fluxo escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono obtidas a partir do censo escolar) e o desempenho dos estudantes (proficiência dos alunos obtida a partir do Saeb e da Prova Brasil). Na avaliação realizada pelas 4ª e 8ª séries no ano de 2007, onde as mesmas foram avaliadas em Língua Portuguesa e Matemática, a EMEFEI João Batista Berbet teve grande destaque em seus dados de desempenho. A quantidade de alunos participantes na avaliação foi de 65 alunos, sendo 27 da 4ª série e 38 da 8ª série.
O desempenho dos alunos é organizado em uma escalaque vai de menor que 125 a maior ou igual a 375, onde tais escalas representam as habilidades e competências que os alunos já adquiriram.
Os resultados das unidades escolares são organizados em esferas, como Brasil, Seu Estado e Seu Município. A EMEFEI João Batista Berbet foi destaque em relação aos dados apresentados, tanto em Língua Portuguesa, quanto em Matemática.
As médias comparadas encontram-se nas tabelas abaixo, com desempenho em Língua Portuguesa e Matemática nas Redes Municipais e Estaduais.
O Diretor da escola, Osni Goveia considera o resultado excelente e parabeniza a toda a equipe escolar pelo compromisso que tem sido demonstrado no dia-a-dia, no que diz respeito a melhoria da qualidade do ensino, pontua.