quarta-feira, 22 de setembro de 2010






“EMEFEI João Batista Berbet participa de atividades do Projeto Criança Ecológica na Sede do Parque Estadual Morro do Diabo”


Na semana passada os alunos da 4ª Série acompanhados pela professora e Coordenação Pedagógica da unidade escolar, juntamente com a Assistente de Planejamento e Inspeção Educacional Rosângela Sant`Ana Fachiano e a Coordenadora Pedagógica Marilda Guilherme da Silva visitaram a Sede do Parque Estadual Morro do Diabo com o objetivo de participarem das atividades de campo do Projeto Criança Ecológica.
O Projeto Criança Ecológica é um programa da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo que tem por objetivo trabalhar com temas como lixo e reciclagem, poluição, aquecimento global, animais e plantas com os alunos da 4ª Série/5º Ano. O programa é desenvolvido na unidade escolar a partir do uso do livro “Criança Ecológica-Sou dessa turma”, material que oferece suporte para a ampliação dos conhecimentos relacionados aos temas apresentados, além de estimular os alunos e profissionais envolvidos na adoção da consciência ecológica.
Para o êxito no desenvolvimento dos trabalhos foram utilizados recursos como slides e vídeos. A culminância do projeto deu-se na visita ao PEMD (Parque Estadual Morro do Diabo).
Durante a visita os alunos puderam se familiarizar com os personagens do Criança Ecológica e logo após assistiram a um vídeo que explana sobre o projeto.A partir dessa etapa as emoções começaram...O grupo foi acompanhado pela guia Mariana, a qual apresentou o museu dos animais empalhados, museu de maquetes do Parque Estadual Morro do Diabo e outro ambiente que conta com animais conservados em formol.Os alunos conseguiram se sensibilizar com a situação e aprenderam que aqueles animais foram vítimas da falta de atenção do homem, pois segundo a guia a maioria deles foram atropelados em rodovias ou caçados.
Após essa visita, passamos pelo Cemitério dos Animais, ambiente simbólico, que apresenta a data da morte de alguns animais. Os alunos ficaram muito comovidos com a situação.
Finalmente, pudemos viver o Projeto Criança Ecológica ao adentrarmos a Trilha “O Barreiro da Anta”, onde percorremos 1.700 metros dentro da mata, num universo fantástico, com muita vida, história e principalmente aprendizado. A guia Mariana conduziu muito bem as atividades ao sanar as dúvidas dos alunos e promover aos mesmos a reflexão sobre o aprendizado construído na escola.
O momento mais interessante do passeio foi a passagem pela lagoa intermitente, ocasião em que os alunos aprenderam o conceito desse tipo de lagoa e puderam cruzá-la sobre uma extensa pala-fita onde contemplaram a bela vegetação e também ficaram muito entusiasmados.
Segundo Osni Goveia, diretor da escola, o trabalho com o projeto já acontece desde o ano de 2009 e tem trazido grandes benefícios ao desenvolvimento dos conteúdos das sequências didáticas, pois ao se desenvolver um projeto ampliam-se conceitos, o aluno parte de suas necessidades, além de entender a necessidade de atuar como uma criança ecológica e incentivar os alunos a terem essa prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário